Conselho de Segurança da ONU recomenda reeleição de Ban Ki-moon

17/06/2011 - 16h06

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) deu hoje (17) apoio unânime à reeleição do atual secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, de 66 anos, que está em visita ao Brasil. Na reunião reservada, que ocorreu pela manhã, os integrantes do conselho ratificaram a recomendação para um segundo mandato, no período de 2012 a 2016, para Ban Ki-moon. O coreano está no cargo desde 2007.

“O conselho recomenda à Assembleia Geral que Ban Ki-moon seja nomeado secretário-geral para um segundo mandato”, disse o embaixador do Gabão no conselho, Nelson Messone.

No próximo dia 21, a Assembleia Geral das Nações Unidas – formada por representantes de 192 países – promove a eleição formal para a escolha do secretário-geral do órgão. Tradicionalmente, segundo diplomatas, a tendência é seguir a recomendação do conselho.

De acordo com negociadores, o apoio do conselho era esperado, depois de os cinco membros permanentes - Estados Unidos, Reino Unido, França, China e Rússia – terem sinalizado que são favoráveis à candidatura única de Ban Ki-moon. Porém, chineses e russos fizeram uma ressalva à atuação do secretário-geral sobre suas declarações públicas a respeito da Líbia, considerando-as com conteúdo de interferência em assuntos internos.

Além disso, organizações de direitos humanos destacaram o fato de ele não ter agido em favor da libertação do ativista humanitário chinês Liu Xiaobo.

Ban Ki-moon encerra hoje sua visita à América do Sul. Em campanha pela reeleição, ele visitou a Colômbia, a Argentina e o Uruguai. Ontem (16) ele chegou a Brasília. Na sua passagem pelo Brasil, o secretário-geral da ONU se reuniu com a presidenta Dilma Rousseff e vários ministros.


*Com a agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade