Prêmio destaca mulheres de negócio

16/06/2011 - 23h02

Da Agência Brasil

Brasília - Dez empresárias receberam agora à noite o troféu Mulher de Negócios concedido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae). A solenidade de entrega da premiação ocorreu na sede nacional da entidade em Brasília e reuniu cerca de 150 micro e pequenos empreendedores.

A cearense Maria de Fátima Souza de Oliveira foi a grande contemplada da noite. Ela recebeu o troféu Ouro, na categoria Negócios Coletivos.”Agradeço a Deus e a minha família por estar aqui e a todos que acreditaram direta ou indiretamente [no meu trabalho]”.

“O número de mulheres empreendedoras está aumentando no país”, disse o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. Segundo ele, as empresárias estão conseguindo demonstrar o seu trabalho em um mercado cada vez mais competitivo. Ele também agradeceu às mulheres pela participação na premiação da entidade.

De acordo com Barretto, apenas 29% das mulheres eram empreendedoras em 2001.”Hoje já são 49%, quase o dobro do início da década. As mulheres brasileiras são empreendedoras por natureza, sabem como superar os desafios e enfrentam as dificuldades com muita luta e perseverança. Para o Sebrae, é uma satisfação muito grande premiar estas bravas brasileiras que erguem a bandeira do empreendedorismo e lutam por um país com maior geração de emprego e renda".

A premiação foi criada pelo Sebrae com o objetivo de reconhecer e dar visibilidade às histórias de vida de mulheres que conseguiram superar dificuldades e construir negócios de sucesso.

O reconhecimento é promovido pelo Sebrae em parceria com a Federação das Associações de Mulheres de Negócios Profissionais do Brasil (BPW-Brasil) e Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), com o apoio da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Lançado em 2004, o prêmio está na sua sétima edição e, considerando a crescente procura, vem atingindo seu objetivo. Ao todo já se inscreveram na premiação 14.823 mulheres. Em 2004 foram 700; em 2005 o número dobrou para 1,4 mil. Em 2006 passou para 1.453. Em 2007, 2.180 mulheres se inscreveram; em 2008 pulou para 2.687. Em 2009, foram 3.047 concorrentes; e em 2010 o número chegou a 3.356 mulheres inscritas.
 

 

Edição: Rivadavia Severo