“É mais um sofrimento que começa”, diz pai de vítima de voo da Air France sobre identificação de corpos

16/06/2011 - 13h00

Da BBC Brasil
 

Brasília - O navio transportando os restos mortais e as peças da aeronave da Air France que caiu no Oceano Atlântico em 2009 chegou hoje (16) ao Porto de Bayonne, no Sudoeste da França. Os 104 corpos de vítimas do voo AF 447 da Air France serão encaminhados a Paris onde serão submetidos a exames. O processo de identificação começará amanhã (17) ou sábado e poderá levar meses, segundo as autoridades francesas.

O navio Ile de Sein, que transportou os corpos e também peças do Airbus que serão analisadas nas investigações, chegou à França com escolta da Marinha. Os restos mortais serão encaminhados ao Instituto Médico-Legal de Paris para o início do processo de identificação.

“É mais um sofrimento que começa. A expectativa é muito grande por não saber se o corpo que aguardamos está entre os que serão identificados”, disse o presidente da Associação das Famílias das Vítimas do Voo 447, Nelson Marinho, que perdeu um filho na tragédia. “Há famílias que perderam mais de um parente e que sofrem com a expectativa de que nem todos tenham sido resgatados.”

O processo de identificação será feito com base na comparação de dados ante mortem (como cirurgias e implantes) e post mortem (recolhidos nos exames médico-legais, odontológicos e coletas de DNA de ossos longos). Os dados recolhidos e também o material genético dos parentes serão inseridos em um software especial, utilizado pela Interpol, que irá propor algumas comparações possíveis.

Só então uma comissão, formada por biólogos, dentistas e especialistas em identificação, estudará caso por caso. Todos os especialistas devem estar de acordo para que um corpo possa ser oficialmente reconhecido, segundo o coronel François Daoust, do Instituto de Pesquisas Criminais da Polícia Militar, que coordenará esses trabalhos, sob autoridade da Justiça francesa.