Governo e oposição fecham acordo para votar ainda esta noite RDC para obras da Copa

16/06/2011 - 0h01

Iolando Lourenço

Repórter da Agência Brasil

 

Brasília - Um acordo fechado há pouco entre lideranças governistas e da oposição vai permitir a votação ainda esta noite do texto principal da Medida Provisória (MP) 527, que cria a Secretaria de Aviação Civil com a emenda que flexibiliza as licitações para as obras da Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016, criando o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC).

Pelo acordo, três deputados falarão contra a matéria e três a favor. O acordo também estabelece que os destaques da oposição que objetivam alterar o texto do RDC serão votados no dia 28 de junho. A oposição tem direito a apresentar até sete destaques.

Desde o início da tarde, os partidos de oposição veem obstruindo a votação da MP 257 com o argumento de que o novo sistema de licitações vai levar ao superfaturamento e à falta de controle das contratações para as obras da Copa e das Olimpíadas. A oposição também sustenta que, faltando 43 meses para o início da Copa, o governo quer impor novas regras com objetivo de acelerar a execução das obras.

 

Edição: Aécio Amado