Empresas aéreas da Argentina mantêm voos suspensos por causa de cinzas do vulcão

14/06/2011 - 8h15

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As companhias Aerolineas Argentinas e a Lan informaram hoje (14) que vão manter o cancelamento dos voos domésticos e regionais nos aeroportos de Buenos Aires. A decisão foi tomada por causa da nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue. Também os aeroportos da Austrália e Nova Zelândia, a mais de 9 mil quilômetros de distância do Chile, mantêm, pelo terceiro dia consecutivo, dezenas de voos cancelados devido à nuvem de cinzas.

Ontem (13) a Comissão de Crises, que reúne os organismos argentinos que regulam o transporte aéreo, autorizou a retomada da atividade das companhias. Mas uma uma mudança nos ventos voltou a trazer a nuvem de cinzas para Buenos Aires. A empresa Lan informou que só voltará a operar “quando as condições forem favoráveis e compatíveis com os máximos padrões de segurança da companhia”.

Pelo menos 69 voos foram cancelados ontem nos principais aeroportos internacionais no Brasil devido às cinzas que emanam do Puyehue, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Os aeroportos mais afetados foram os de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul.

Ontem a nuvem de cinzas chegou à cidade de Chuí, no extremo sul do Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai. Na semana passada, a nuvem afetou uma vasta área no Sul do país e impediu alguns aeroportos de operar nos estados do Rio Grande do Sul e Paraná.

*Com as agências públicas de notícias da Argentina, a Telam, e de Portugal, a Lusa

Edição: Talita Cavalcante