Rio registrou em abril menor número de homicídios dolosos para o mês nos últimos 20 anos

13/06/2011 - 16h54

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O número de homicídios dolosos (quando há vontade de matar) em abril passado foi o menor para o mês nos 20 anos em que o Instituto de Segurança Pública (ISP) faz pesquisas sobre criminalidade e violência no estado do Rio de Janeiro. Essa é a quarta queda seguida do índice em abril, segundo dados divulgados hoje (13).

De acordo com o ISP, o número de vítimas de homicídios dolosos no mês foi 403. O dado representa uma queda de 6,7% em relação a abril de 2010, quando ocorreram 432 casos. Já em relação a março (374) de 2011, o número de homicídios de abril foi maior.

Para avaliar a situação de segurança no estado, o ISP também agrupa os crimes de homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, latrocínio e mortes em conflito com a polícia. Chamado de Letalidade Violenta, esse indicador diminuiu 11,3% na comparação com abril de 2010 - 62 casos a menos. No total, foram registrados em abril deste ano 485 casos ante 547 do ano passado.

O analista criminal do ISP, João Batista, chama a atenção para redução de 14,8% dos itens de Letalidade Violenta entre os meses de janeiro a abril deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo ele, a diminuição foi de 273 vítimas de homicídio.

Na comparação com abril de 2010, o roubo de veículos também caiu. Foram contabilizados menos 291 casos em abril. Os roubos na rua também tiveram 1,07 mil registros a menos. Em termos percentuais, a diminuição foi de 16,3% e de 15,6%, respectivamente.

O ISP não pode estimar se a tendência de redução de roubos e homicídios no estados deve permanecer. "Trabalhamos com dados das ocorrências. Não fazemos estimativas. Só temos os dados que são apurados pela Polícia Civil", disse João Batista.

Edição: João Carlos Rodrigues