Francesa e mexicano são finalistas na disputa pela chefia do FMI

14/06/2011 - 0h42

Da BBC Brasil


Brasília - O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou hoje (13) que a disputa final pela direção do órgão será entre a ministra francesa de Finanças, Christine Lagarde, e o presidente do Banco Central do México, Agustín Carstens.

O anúncio deixa de fora o terceiro candidato ao posto, o presidente do Banco Central israelense, Stanley Fischer, de 67 anos.

O FMI não mudou as regras que estabelecem que seu diretor-gerente tenha no máximo 65 anos. Com isso, Fischer não poderá ocupar a chefia do fundo.

O cargo de diretor-gerente ficou vago após a renúncia do francês Dominique Strauss-Kahn, no mês passado, em meio a um escândalo sexual ocorrido nos Estados Unidos.

O FMI afirmou que deverá finalizar a escolha do sucessor de Strauss-Kahn em 30 de junho.

“O conselho executivo vai se encontrar com os candidatos em Washington e, depois, discutir os pontos fortes deles para fazer a seleção”, disse o FMI em comunicado.

Lagarde é considerada por muitos a favorita para ocupar o posto. Além de ter o apoio europeu – região que tradicionalmente ocupa a direção do FMI -, ela vem conquistando outros adeptos a sua candidatura. No último domingo, foi a vez do Egito e da Indonésia declararem seu voto à francesa.

Os países emergentes, Brasil incluído, queixam-se da predominância dos países desenvolvidos no fundo e pedem uma divisão de poder mais equilibrada dentro do FMI.