Ventania atinge mais uma vez o Rio e causa a morte de uma pessoa

10/06/2011 - 0h18

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Mais uma vez esta semana a cidade do Rio de Janeiro foi atingida por uma forte ventania que derrubou árvores e interrompeu por cerca de uma hora as operações de pousos e decolagens no Aeroporto Santos Dumont. Nesse período, os voos vindos de São Paulo, Rio Preto, Belo Horizonte e Brasília foram desviados para o Aeroporto Internacional do Rio, na Ilha do Governador.

A velocidade do vento, segundo o Aeroporto Santos Dumont, chegou a 80 quilômetros por hora, arrancando arvores e interrompendo o fornecimento de energia elétrica. Mais de dez bairros da cidade ficaram sem luz. Várias equipes da concessionária de energia Light estão trabalhando nessas áreas.

O caso mais grave ocorreu na Avenida Epitácio Pessoa, na Lagoa, perto do Parque da Catacumba, onde uma árvore caiu e atingiu quatro veículos, causando a morte de um homem que viajava no banco do carona de uma Kombi.

Árvores também foram derrubadas na Autoestrada Lagoa-Barra, em São Conrado; na Avenida Borges de Medeiros, na Lagoa; na Avenida das Américas, no Recreio dos Bandeirantes; e na Rua Tonelero, em Copacabana, que foi fechada ao tráfego. No local, uma amendoeira tombou sobre quatro veículos que estavam estacionados na calçada.

Na noite da última terça-feira (7), a chegada de uma frente fria, com chuva e ventania, também causou danos em vários bairros da cidade, interrompeu o tráfego na Ponte Rio-Niterói e na Rodovia Rio-Teresópolis, além de provocar a queda de árvores em vários bairros da na zona sul.

 

Edição: Aécio Amado