Companhia Energética de Roraima faz plano para diminuir danos causados pelas chuvas

07/06/2011 - 19h10

Da Agência Brasil

Brasília - Para amenizar a situação de calamidade causada pelas fortes chuvas que têm atingido o estado de Roraima, a Companhia Energética de Roraima (Cerr) elaborou um plano de contingência para evitar o desabastecimento de energia no interior do estado, montando três equipes para socorrer os municípios de Caracaraí, Bonfim e Normandia, que são as localidades mais prejudicadas.

Em Caracaraí os tanques de combustível estão submersos depois que as águas do Rio Branco invadiram a subestação de 69 quilovolts (kV) da localidade e uma usina termelétrica. Os técnicos da companhia energética tentaram uma contenção com areia, mas mesmo assim, as águas continuam a subir. Existe a possibilidade de desligar as máquinas e montar uma usina provisória em outro local até que as chuvas parem, para preservar a integridade da população e evitar danos aos aparelhos.

Já no município de Bonfim as águas do Rio Tacutu estão a 2 metros da Casa de Máquinas. Para evitar a falta de energia, a companhia energética negocia com a Eletrobras Distribuidora Roraima a alternativa de absorver a carga de energia elétrica de Bonfim por meio do alimentador de Boa Vista.

Na cidade de Normandina será necessário racionar o fornecimento de energia devido ao rompimento na estrada de acesso de transporte de combustível. Por enquanto o suprimento disponível na usina é suficiente para gerar energia para os próximos sete dias, e até que a companhia energética encontre outros meios de transportar o combustível, os motores serão desligados por um período de oito horas diárias.
 

 

Edição: Rivadavia Severo