Comissão Europeia deve repassar 150 milhões de euros para países atingidos pela bactéria E.coli

07/06/2011 - 11h29

Da Agência Lusa

Brasília – A Comissão Europeia propôs hoje (7) enviar 150 milhões de euros para os produtores agrícolas atingidos pelos efeitos do surto da bactéria E.coli. A decisão ainda está sendo discutida durante reunião extraordinária dos ministros da Agricultura dos 27 países que compõem a União Europeia, em Luxemburgo.

“Vamos propor um montante de 150 milhões de euros”, disse o comissário europeu da Agricultura, Dacian Ciolos. Segundo ele, é fundamental ajudar os produtores rurais que acumulam prejuíuzos devido à suspensão na venda de pepinos e tomates por suspeitas de contaminação.

Ciolos afirmou que o valor exato a ser repassado para cada região e produtor será definido pelos governos. O total de indenizações será calculado a partir dos prejuízos acumulados desde o fim de  maio até o fim deste mês.

De acordo com especialistas, a área mais afetada pela bactéria E.coli é o Norte da Alemanha. O alerta provocado pelo surto gerou a queda no consumo de produtos como pepinos e tomates. Só em Portugal, os produtores afirmam ter prejuízos de 5 milhões de euros.

Mais de 2.200 pessoas em 12 países já apresentaram sintomas de infecção intestinal provocada pela bactéria. Das 22 mortes registradas, apenas uma ocorreu fora da Alemanha, na Suécia. Alguns dos infectados desenvolveram uma síndrome que ataca os sistemas renal e nervoso.