Comandante do Corpo de Bombeiros do Rio diz que não tem poderes para soltar militares presos

07/06/2011 - 19h46

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, coronel Sérgio Simões, reiterou hoje (7) que não tem poderes para colocar em liberdade os 439 bombeiros que foram presos após a invasão do quartel central da corporação na última sexta-feira (3). Segundo ele, a questão está, agora, no âmbito da Justiça e não mais do Executivo.

“Em relação à situação dos presos, eles estão à disposição da Justiça Militar. O Poder Executivo não pode tomar nenhuma decisão no sentido de liberação dos presos. É competência da Justiça Militar.”

Simões disse que a crise no Corpo de Bombeiros, gerada com a paralisação por melhores salários e condições de trabalho, decorreu da falta de diálogo do comando com a tropa. Mas que foi aberto um canal de comunicação e que ele é o único a falar em nome da corporação.

“O principal problema que foi apontado para a situação que a corporação está vivendo foi a falta de diálogo do comandante com a tropa. Eu abri este canal de comunicação para ouvir a tropa, conhecer as reivindicações e principalmente esclarecer que o comandante-geral é o representante legal da discussão. Quem fala em nome do Corpo de Bombeiros sou eu e mais ninguém.”

O comandante Sérgio Simões vai se reunir ainda hoje com líderes dos bombeiros e deputados estaduais para tentar uma saída para a crise.

 

Edição: Aécio Amado