Com arquivamento de representação, situação de Palocci depende de avaliação da presidenta, afirma Gilberto Carvalho

07/06/2011 - 17h39

Luciana Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O secretário-geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho, afirmou hoje (7) que a situação do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, depende exclusivamente da avaliação da presidenta Dilma Rousseff.

Ao chegar ao Palácio da Alvorada para o almoço oferecido pela presidenta Dilma a parlamentares do PTB, Carvalho disse que ainda não havia conversado hoje com a presidenta sobre a permanência de Palocci no governo. "A permanência vai depender da avaliação dela [Dilma Rousseff]. Ainda não conversamos sobre o assunto."

Ontem (6) à noite, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, decidiu arquivar o pedido de investigação sobre a evolução patrimonial do ministro, que foi alvo de reportagem publicada pelo jornal Folha de S.Paulo.
O jornal apontou um aumento de 20 vezes no valor do patrimônio de Palocci no período de 2006 a 2010, anos em que ele atuou como deputado federal e que sucederam sua fase como ministro do governo Lula.

Os ministros Antonio Palocci e Luiz Sérgio, de Relações Institucionais, também participaram do almoço com os seis senadores petebistas: Fernando Collor (AL), Gim Argelo (DF), Mozarildo Cavalcanti (RR), Epitácio Cafeteira (MA), João Vicente Claudino (PI) e Armando Monteiro Neto (PE).

O almoço oferecido à bancada do PTB foi mais um encontro com o objetivo de estreitar a relação do governo com o Congresso, após a votação do Código Florestal na Câmara dos Deputados, em que ficou explícita uma divisão na base governista. Dilma já recebeu senadores do PT e do PMDB, maior partido da base. Amanhã (8) a presidenta oferece almoço à bancada o PR no Senado.

Nas eleições presidenciais, o PTB apoiou oficialmente o principal adversário de Dilma Rousseff, o ex-governador José Serra (PSDB-SP), mas alguns parlamentares, como o vice-líder do governo no Senado, Gim Argelo (DF) e o senador Fernando Collor (AL), integraram-se à campanha da ex-ministra-chefe da Casa Civil.
 

Edição: Nádia Franco