Cinzas de vulcão chileno chegam à província de Buenos Aires

07/06/2011 - 8h32

BBC Brasil

Brasília - As cinzas do vulcão chileno Puyehue chegaram ontem ao sul da província argentina de Buenos Aires e devem chegar hoje (7) à capital da Argentina, segundo o Serviço de Metereologia Nacional (SMN). Buenos Aires está a mais de mil quilômetros do fenômeno natural, no Sul do Chile. O vulcão Puyehue, que forma parte da cadeia Puyehue-Cordón Caulle, perto da fronteira com a Argentina, entrou em erupção no sábado (4), e grandes nuvens de fumaça podiam ser vistas de longe.

O Conselho Provincial de Emergências (CPE) solicitou aos moradores de cidades afetadas que tomem precauções, como o uso de máscaras para evitar problemas respiratórios. A agência de aviação civil da Argentina determinou o fechamento do aeroporto de Bahia Blanca durante três dias. As principais companhias aéreas suspenderam até quinta-feira (8) os voos de Buenos Aires para a região da Patagônia.

As cinzas foram registradas hoje [ontem, 6] nas províncias de Mendoza e La Pampa e avançaram entrando também na cidade de Bahia Blanca, na província de Buenos Aires. Elas vão continuar seu curso e esperamos que a nuvem passe sobre a capital federal”, disse o gerente do SMN, Luis Rosso.

Segundo ele, a tendência é que as cinzas vulcânicas percam a força e cheguem “quase imperceptíveis” à cidade de Buenos Aires.

A Secretaria de Transportes do governo argentino informou que foi organizado um comitê de crise para definir os próximos passos junto com o Serviço de Meteorologia, a Aviação Civil e companhias áreas, entre outros envolvidos. O objetivo é informar, a cada duas horas, a situação dos aeroportos e dos voos.

A nuvem de cinzas atingiu fortemente as localidades argentinas de Bariloche, Villa Angostura e San Martín de los Andes, que tiveram casas e avenidas cobertas por fuligem. Por precaução, as aulas foram suspensas e, no caso de San Martín de los Andes, autoridades locais determinaram o racionamento de água e de energia elétrica e pediram que as pessoas ficassem dentro de suas casas.

No Chile, a possibilidade de chuva na região do complexo vulcânico, prevista pelo serviço de meteorologia, preocupou autoridades locais que temem novos movimentos das cinzas do fenômeno natural. “Se chover existe a possibilidade de avalanche [do vulcão]”, disse o prefeito da região dos Ríos, Juan Andrés Varas. É nessa região que fica o complexo vulcânico. Segundo ele, a previsão de chuva deverá levar à ampliação da área evacuada, forçando o deslocamento de mais moradores e turistas.