Testes iniciais dizem que fazenda alemã não é origem de surto de E.coli

06/06/2011 - 13h52

Da BBC Brasil


Brasília - Testes iniciais constataram que os brotos de feijão, a lentilha e a ervilha produzidos em uma fazenda orgânica na Alemanha não são a causa do surto de infecções por uma variante altamente tóxica do E.coli, afirmaram hoje (6) autoridades alemãs.

Ministros da Saúde dos países da União Europeia se reúnem hoje, em Luxemburgo, para discutir o surto. A bactéria já matou 22 pessoas, 21 na Alemanha e uma na Suécia, e infectou cerca de 2 mil, na Alemanha e em mais 12 países. A maioria das pessoas afetadas pelo surto está na Alemanha, com casos concentrados na cidade de Hamburgo.

O ministro da Agricultura para a região da Baixa Saxônia da Alemanha, Gert Lindemann, disse que as análises de 23 das 40 amostras dos brotos da fazenda deram resultado negativo para a bactéria, mas ainda restam alguns testes importantes a serem feitos antes de uma conclusão definitiva. Ele informou que as investigações não devem ser concluídas no curto prazo.

Os resultados contrariam a informação divulgada ontem (5) de que a fazenda localizada em Ulzen, a cerca de 100 quilômetros ao sul de Hamburgo, seria o epicentro do surto que deixou mais de 2 mil pessoas enfermas.

"Enquanto temos indicações fortes e claras de que uma fazenda em Uelzen está envolvida [com o surto], temos que esperar os resultados oficiais de laboratório", disse ontem o ministro alemão da Saúde, Daniel Bahr.

A fazenda, que produz brotos de feijão, lentinha, ervilha e outras leguminosas, foi fechada e todos os  produtos recolhidos. Os legumes produzidos na fazenda eram vendidos para restaurantes e mercados em Hamburgo e outras cidades. A contaminação gera preocupação em todos os países principalmente na União Europeia.

Os especialistas afirmam que mais de 2 mil pessoas na Alemanha foram infectadas. O ministro da Saúde informou que os hospitais do Norte da Alemanha estão superlotados devido ao surto, mas os funcionários estão fazendo "tudo o que for necessário" para ajudar os pacientes.

A bactéria E. coli costuma habitar as entranhas de gado e ovelhas e, em geral, é inofensiva à saúde. Mas a variedade que está atacando a Europa, a EHEC, causa diarreia, cólicas estomacais severas e febre. Ela se prende às paredes do intestino, onde libera toxinas. A maioria das vítimas se recupera após alguns dias de tratamento, mas um pequeno número de pacientes desenvolve uma síndrome potencialmente fatal, que ataca os sistemas renal e nervoso.

Cientistas afirmaram que a nova variante da E.coli é um híbrido agressivo, tóxico para humanos e que não estava ligado anteriormente a intoxicações alimentares. A Espanha é o país mais afetado economicamente pelo episódio, com grandes perdas registradas por produtores locais de pepino e outros legumes e verduras. O primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, disse que o país vai exigir reparações pelas perdas sofridas.