Chávez diz que pagará financiamento da Odebrecht em três ou quatro anos

06/06/2011 - 23h58

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O investimento bilionário da construtora brasileira Odebrecht para financiar moradias do programa social da Venezuela deverá ser pago daqui a três ou quatro anos, segundo avaliação do presidente venezuelano, Hugo Chávez. Ele também detalhou de onde sairá o dinheiro para fazer o pagamento. “Do nafta [derivado do petróleo], em segundo petróleo, e em terceiro, coque de petróleo”, disse Chávez, que comanda um dos países com a maior reserva petrolífera do mundo.

O financiamento de US$ 4 bilhões da construtora brasileira foi oficializado hoje (6), durante visita de Chávez ao Brasil. Os termos do convênio foram acertados na semana passada, em Caracas, durante visita do presidente da empresa, Emílio Odebrecht, que foi acompanhado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Ele [Emílio Odebrecht] está pronto para colocar para acelerar as obras que eles mesmos estão fazendo”, disse, lembrando que a construtura está envolvida em várias obras no país.

O presidente afirmou ainda que a Venezuela “é uma boa pagadora” e que pretende propor o mesmo para outras construturas brasileiras, como Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa. “A Venezuela está em franco crescimento, que requer muito investimento. Por isso, quando caiu o preço do petróleo, não tivermos retardo nos nossos quadros e as obras não atrasaram. Claro que frearam, mas agora estamos retomando a velocidade de marcha”, disse Chávez, referindo-se à queda nos preços do petróleo em 2008.

 

Edição: Rivadavia Severo