Curta na Praça exibe 26 curtas-metragens em Búzios este fim de semana

04/06/2011 - 13h30

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O projeto Curta na Praça, que promove exibições gratuitas de curtas-metragens brasileiros em praças públicas no estado do Rio de Janeiro, chega neste fim de semana a Búzios, na Região dos Lagos. Moradores e visitantes da cidade, balneário de renome internacional, poderão assistir no hoje (4) e amanhã (5), em duas sessões, as 18h30 e as 20h30, 26 curtas-metragens de animação, ficção e documentários, premiados no Brasil e no exterior.

Iniciado em comunidades das zonas norte e oeste do Rio, o Curta na Praça, projeto sóciocultural criado pela atriz e produtora Juliana Teixeira, se esteve no mês passado ao interior do estado. A cidade de São Francisco do Itabapoana, no norte fluminense, foi a primeira a ser visitada. Depois de Búzios, o Curta na Praça percorre, até o próximo dia 29, os municípios de Cabo Frio, São João da Barra e Macaé.

Ao final de cada sessão, os espectadores são convidados a votar no curta que mais gostaram e também a debater o filme com diretores e atores convidados. “Exibimos em duas horas, tempo de duração de um longa-metragem, cinco curtas de temática atual e variada, o que serve para situar o público diante da cinematografia brasileira”, explica Juliana Andrade.

O projeto conta com patrocínio, o que permite aos organizadores montar nas praças uma estrutura para a exibição dos filmes, com telão e cadeiras para 600 pessoas.

Edição: Fernando Fraga