Academia Brasileira de Letras escolhe hoje sucessor de Moacyr Scliar

02/06/2011 - 15h05

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Academia Brasileira de Letras (ABL) elege hoje (2), a partir das 16h, o novo ocupante da cadeira número 31, vaga desde 27 de fevereiro, com a morte do escritor gaúcho Moacyr Scliar. Concorrem à vaga os escritores e jornalistas Antonio Torres e Merval Pereira.

De acordo com os estatutos da ABL, será declarado vencedor o candidato que atingir a maioria absoluta de 20 votos. A votação é secreta. Se a maioria não for atingida na primeira votação, poderão ser realizadas mais três. Se ainda assim não houver vencedor, a inscrição para o preenchimento da vaga será reaberta.

Baiano, nascido em 1940, Antonio Torres ingressou no jornalismo em seu estado natal e aos 20 anos mudou-se para São Paulo, onde trabalhou no jornal Última Hora. Depois, trocou o jornalismo pela publicidade, tendo sido redator e diretor de criação de várias agências. Estreou na literatura em 1972, com Um Cão Uivando para a Lua. É autor de 11 romances, entre eles Essa Terra, Um Táxi para Viena d’Áustria e Meu Querido Canibal.

O carioca Merval Pereira, de 61 anos, jornalista desde 1968, é colunista do jornal O Globo, do qual foi diretor de redação, e comentarista do canal de TV Globonews e da rede de rádio CBN. Publicou os livros A Segunda Guerra, a Sucessão de Geisel e O Lulismo no Poder.

Edição: Juliana Andrade