Otan vai manter operações militares na Líbia até o final de setembro

01/06/2011 - 13h31

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O comando da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que desde março mantém operações militares aéreas na Líbia, anunciou hoje (1º) que as ações no país se estenderão até o final de setembro. A iniciativa foi discutida em Bruxelas, na Bélgica.
 
A decisão foi anunciada pelo secretário-geral da organização, Anders Fogh Rasmussen, por meio de um comunicado oficial. “A Otan e os parceiros acabam de decidir em favor do prolongamento da nossa missão na Líbia por mais 90 dias”, disse ele, no comunicado.

“Essa decisão envia uma mensagem clara ao regime de [Muammar] Khadafi. Estamos determinados a continuar as nossas operações para proteger o povo líbio e cumprir a determinação das Nações Unidas”, acrescentou.

A Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, por meio do Conselho de Segurança, uma aérea de exclusão aérea na Líbia permitindo a ação de militares estrangeiros. Para a ONU, a área de exclusão é uma garantia de proteção aos civis da região, que se tornaram alvos na disputa entre as forças leais a Khadafi e a oposição.

De acordo com o comunicado, a decisão de prolongar a missão da Otan é também uma mensagem ao povo líbio. “A nossa decisão envia também uma mensagem clara ao povo líbio: a Otan, os nossos parceiros e toda a comunidade internacional estão do seu lado”, afirmou Rasmussen.

Ontem (31), o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, reuniu-se com Khadafi. Segundo ele, o líbio não pretende deixar o poder, mas sinaliza que está aberto a negociar um cessar-fogo. Porém, recusa-se a conversar com os opositores, que tomaram a cidade de Benghazi como capital.

Edição: Graça Adjuto