Prefeitos de grandes metrópoles se reúnem em São Paulo para discutir questões climáticas

31/05/2011 - 21h26

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Com a participação de 17 prefeitos de grandes metrópoles do mundo inteiro, a abertura do encontro do Grupo C40 de Grandes Cidades – na sigla em inglês, C40 Large Cities Climate Leadership Group – foi marcada hoje (31) pelo plantio de mudas de árvores no Parque do Ibirapuera.

É a primeira vez que uma cidade do Hemisfério Sul sedia o encontro. Os representantes das maiores cidades do mundo vão debater o papel e as estratégias dos governos locais no combate às mudanças climáticas.  Acompanhado do presidente do Grupo C40, o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, plantou uma árvore e disse esperar que o encontro impulsione a produção de projetos sustentáveis em favor do meio ambiente.

"Esperamos que esse encontro seja tão produtivo quanto foram os anteriores. Nossa cidade, assim como outras megalópoles do planeta, cresceu sem a implantação de um planejamento que aliasse desenvolvimento com preservação adequada do meio ambiente. Cabe a nós, agora, a tarefa de garantir a expansão da economia, aliada aos cuidados necessários com o espaço que vivemos”, afirmou.

Criado em 2005, em Londres, o Grupo C40 de Grandes Cidades teve seu primeiro encontro em 2007, em Nova York. Depois, a reunião foi em 2009, em Seul, na Coreia do Sul. Na atual edição, o evento tem a participação dos 17 prefeitos de grandes metrópoles e de representantes de dezenas de prefeituras.

Nas 20 sessões de debates previstas até o próximo dia 2, os palestrantes vão abordar temas como eficiência energética em construções, arborização e florestas urbanas, gestão integrada de resíduos e cidades compactas. Estarão em pauta também temas relacionados à drenagem urbana, captura de gás em aterro sanitário e geração de energia.

Além das capitais brasileiras, outras cidades latinoamericanas que participarão do evento são Buenos Aires, Bogotá, Caracas e Santiago. Dos Estados Unidos, as cidades representadas serão Filadélfia, Nova Orleans, Portland, São Francisco e Seattle.

As cidades europeias confirmadas são Amsterdã, Atenas, Barcelona, Basileia, Berlim, Copenhague, Heidelberg, Londres, Madri, Moscou, Roterdã e Varsóvia. Duas cidades sul-coreanas estarão representadas: Seul e Changwon. Hong Kong, da China, Jacarta, da Indonésia, e Ho Chi Minh, do Vietnã, também fazem parte da lista de confirmações no encontro do grupo.

Edição: Lana Cristina