Suspeito de assassinar agricultor é preso em Rondônia

30/05/2011 - 19h06

Daniella Jinkings
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O principal suspeito de assassinar o agricultor e líder do Movimento Camponês Corumbiara, Adelino Ramos, foi preso hoje (30) em Extrema Rondônia, próximo à capital Porto Velho. Ozeas Vicente estava sendo procurado pela polícia desde o último sábado (28) e acabou se entregando na manhã desta segunda-feira.

De acordo com o diretor executivo da Polícia Civil de Rondônia, delegado Pedro Mancebo, o suspeito está sendo levado para o distrito de Nova Califórnia, em Porto Velho, para prestar depoimento. “Ele estava sendo procurado, mas para surpresa de todos, ele apareceu e se apresentou [à polícia]”.

Mancebo ainda não sabe se houve a participação de outras pessoas no assassinato do agricultor. “Vamos ouvi-lo. Ele deve chegar ainda nesta tarde. Ainda não sabemos que medida será tomada [após o interrogatório]”.

Caso Vicente se declare culpado do crime, ele pode ser transferido para a Casa de Detenção José Mário Alves, conhecida como Urso Branco. Segundo o diretor executivo da Polícia Civil, já foi feita uma investigação preliminar e um inquérito foi instaurado. “Possivelmente [o inquérito] será alocado pela delegacia de homicídio”.

O crime ocorreu na sexta-feira (27) no distrito de Vista Alegre do Abunã, em Porto Velho. De acordo com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), Adelino estava vendendo verduras que produzia no acampamento onde vive quando foi assassinado a tiros.

O agricultor vinha sendo ameaçado de morte por denunciar a ação de madeireiros na divisa entre os estados do Acre, Amazonas e Rondônia. Junto com outros trabalhadores sem terra, ele reivindicava a criação de um assentamento da reforma agrária na região.

Além de Adelino, outro três ambientalistas foram assassinados em apenas uma semana. No último dia 24, os líderes extrativistas José Claudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva foram executados em Nova Ipixuna, no Pará. Dias depois, o corpo do agricultor Eremilton Pereira dos Santos, de 25 anos, foi achado no mesmo assentamento.
 

 

Edição: Rivadavia Severo