A 9 dias do segundo turno das eleições no Peru, filha de Fujimori é alvo de protesto

27/05/2011 - 12h47

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A pouco mais de uma semana do segundo turno das eleições presidenciais no Peru, a candidata Keiko Fujimori, de 35 anos, filha do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000), foi alvo hoje (27) de um protesto contra sua candidatura. Representantes de organizações não governamentais que defendem direitos humanos reagiram à candidatura de Keiko por acreditar que ela apoia as ideias do pai.

A manifestação ocupou as principais ruas de Lima, a capital peruana. Os manifestantes protestaram segurando cartazes com imagens e frases lembrando as denúncias de violações contra Fujimori. Keiko é acusada de ter se esquivado de responder às suspeitas referentes ao pai. Houve protestos também nas cidades de Trujillo, Chiclayo, Iquitos e Ayacucho, entre outras, com o lema Fujimori Nunca Mais.

No próximo dia 5, Keiko, da coalizão conservadora Força 2011, enfrenta o candidato de esquerda da Aliança Nacionalista Ganha Peru, Ollanta Humala. As pesquisas de opinião da Datum Internacional e Ipsos-Apoyo, divulgadas no último dia 12, mostram que Keiko lidera por três pontos percentuais.

Na última pesquisa, divulgada no dia 7, conduzida pelo Instituto de Opinião Pública da Universidade Católica do Peru, os dois candidatos estavam tecnicamente empatados: Humala com 40,7% e Keiko com 40,5 %.

Com 35 anos, Keiko ganha espaço entre os conservadores e simpatizantes das propostas do pai, Alberto Fujimori, condenado a 25 anos de prisão no Peru por crimes contra a humanidade. Keiko nega que pretenda anistiar o pai.

Humala, militar da reserva, buscou o diálogo e a aproximação com todos os setores da sociedade civil do Peru. Na campanha, demonstrou ter trânsito com segmentos rurais e urbanos. O destaque durante a campanha foi o discurso nacionalista, com a defesa veemente da soberania nacional e a condenação de ingerências estrangeiras no país.

*Com a agência pública de notícias da Argentina, a Telam

Edição: Graça Adjuto