Fundo de Restauração da Mata Atlântica deve incluir ampliação das áreas de preservação

26/05/2011 - 14h08

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

 

Curitiba – O Fundo de Restauração da Mata Atlântica, que será implantado pelo Ministério do Meio Ambiente, deve incluir ações como a ampliação das áreas de preservação permanente (APPs) do bioma e a elaboração de um inventário para contabilizar a biodiversidade. O fundo servirá de subsídio para os planos municipais de restauração do bioma. De acordo com o diretor do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente, João de Deus Medeiros, que participou da Semana da Mata Atlântica 2011, em Curitiba, o governo tem o compromisso de gerenciar bem essa ecorregião, considerada a mais ameaçada do continente americano.

Painéis expostos no evento mostram que o Brasil mantém bem conservadas apenas 7% da cobertura original da Mata Atlântica. Há ainda 27% de áreas remanescentes em diferentes estágios de conservação. No Paraná, a Mata Atlântica representa 14% do território.

Ambientalistas presentes ao evento criticaram a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do Código Florestal nesta semana.

“Temos o receio de que as alterações feitas no Código Florestal resultem no descumprimento de compromissos estabelecidos pelo país nas convenções da Diversidade Biológica (CDB) e do Clima. Assumimos o compromisso de recuperar grandes áreas dos ecossistemas terrestre e marinho”, afirmou o presidente do Conselho Nacional de Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Cleiton Lino.

Ele destacou ainda a importância de o Brasil ser uma referência mundial no assunto por causa da aproximação da Rio+20, evento da Organização das Nações Unidas (ONU) que será realizado no país no próximo ano.  

Entre os ambientalistas, há o consenso de que a aprovação do Código Florestal, do jeito que está, será “um retrocesso e uma incoerência”, tendo em vista os acordos internacionais já firmados.

 

 

Edição: Lílian Beraldo