Bombeiros devem içar hoje barco que naufragou no Lago Paranoá

26/05/2011 - 14h55

Da Agência Brasil

Brasília – Cerca de 60 mergulhadores do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal já começaram a fazer as amarrações dos balões infláveis que irão ajudar a içar o barco Imagination, que afundou no último domingo (22), no Lago Paranoá, em Brasília. “Nós queremos entregar a embarcação ainda hoje na margem do lago”, afirmou a major Vanessa Signale. A área próxima ao naufrágio está isolada.

Segundo a major Vanessa, o trabalho depende da estabilidade da embarcação. “É um processo lento, que precisa ser avaliado a cada momento. Nossa preocupação maior é estabilizar o barco para que não sofra nenhuma avaria.”

O Corpo de Bombeiros já realizou outras operações parecidas, porém mais próximas à margem. Neste caso, o acidente ocorreu na parte mais funda do Lago Paranoá. “O diferencial dessa operação é a quantidade de vítimas”, ressaltou a major Vanessa. O Corpo de Bombeiros encontrou ontem (25) às 23h o corpo da nona vítima do naufrágio.

Depois da operação para içar o barco, a Marinha iniciará o trabalho da perícia nas margens do lago. Os engenheiros peritos especializados em acidentes náuticos, vindos do Rio de Janeiro, já estão analisando alguns dados, fotos e vídeos do acidente. Rogério Leite, delegado fluvial de Brasília, disse que o prazo para a conclusão do inquérito é três meses.

Edição: Juliana Andrade