Vazamento de cloro provoca rompimento de tubulação e fere cinco pessoas em Alagoas

23/05/2011 - 10h50

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O rompimento de uma tubulação na madrugada de hoje (23) feriu cinco pessoas na Unidade Industrial de Cloro Soda da Braskem, em Alagoas. No último sábado (21), a empresa detectou vazamento de cloro na fábrica. A explosão desta segunda-feira ocorreu às 3h50, no momento em que a produção havia sido interrompida para uma inspeção no sistema.

Por meio de nota, a Braskem informou que os cinco funcionários feridos são montadores de andaimes e prestavam serviços à empresa. Eles foram atendidos no local e levados para o Hospital Geral do Estado. Um dos trabalhadores já foi liberado, mas os outros continuam sob atendimento médico.

A Braskem informou que a unidade de produção está paralisada e que não há riscos para a população que vive próximo ao local. Ainda estão sendo apuradas as causas da explosão e também do vazamento de cloro.

No último sábado, após ser registrado o vazamento, a empresa acionou dois detectores de cloro na fábrica, com o objetivo de identificar a presença do produto no ambiente. Segundo a Braskem, 12 pessoas que moram na região receberam atendimento do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Todas elas apresentaram sintomas de intoxicação por cloro e também foram encaminhadas ao Hospital Geral do Estado, mas já receberam alta. Um integrante da Braskem, entretanto, permanece em observação após sentir um desconforto.

Edição: Talita Cavalcante//A matéria foi alterada para corrigir informação às 11h26.