Palestras e oficinas marcam Semana Nacional de Museus em São Paulo

17/05/2011 - 18h36

Vinicius Konchinski
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Palestras, oficinas e debates estão na programação especial dos museus paulistas para a Semana Nacional de Museus, que começou ontem (16). Parte das comemorações do Dia Internacional dos Museus, amanhã (18), a semana promove atividades em 1.009 instituições de mais de 500 cidades do país. A programação gira em torno do tema Museu e Memória.

Na capital paulista, três museus têm programação especial para esta semana. O Museu da Imagem e do Som (MIS) promove mesas-redondas, seminários e exibições de filmes de quinta-feira a domingo. Uma palestra da diretora da empresa de projetos museológicos Expomus, Maria Ignez Mantovani Franco, abre a programação do MIS discutindo o papel dos museus na sociedade contemporânea.

Já no Paço das Artes, a partir de hoje (17), há atividades gratuitas integrando a programação da semana dos museus. Até quinta-feira (19), ocorrem oficinas de performance. Na quinta e no sábado (21), estão programados debates com críticos de museus.

Ainda no sábado, o Memorial da Resistência de São Paulo promove um encontro educadores para discutir o potencial educativo do museu. O memorial também exibe o filme Botinas no Elevador, às 14h30.

No litoral do estado, o Museu do Café, de Santos, tem oficinas literárias e intervenções teatrais de hoje a domingo. Durante esses dias, a instituição também exibe depoimentos orais e escritos sobre lembranças do café.

Já no interior, dois museus participam da semana. O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, de Tupã, realiza hoje e amanhã atividades como alunos de um colégio da cidade. Nessa atividade, alunos levam para a classe um objeto e discutem a importância dele para a preservação da memória individual e coletiva.

Na cidade de Brodowski, região de Rineirão Preto, o Museu Casa de Portinari tem, de hoje a domingo, exposição de fotografias antigas, palestras e a exibição de uma gravação em vídeo com relatos de pessoas próximas à instituição. Ex-funcionários do museu também receberão uma homenagem amanhã, em uma das atividades do museu para a semana comemorativa.

 

Edição: Aécio Amado