Licenciamento não automático é ato de defesa comercial, diz ministro do Desenvolvimento e Comércio Exterior

17/05/2011 - 21h53

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A decisão de aplicar licenciamento não automático nas importações de veículos novos foi para conter o grande aumento de compras externas de carros, verificado nos quatro primeiros meses do ano, disse hoje (17) o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel,durante a reunião da Câmara de Comércio Exterior (Camex).

De acordo com a assessoria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Pimentel destacou que a licença automática é um ato de defesa comercial previsto pela Organização Mundial do Comércio (OMC) para monitoramento dos pedidos de licença de importação, desde que a liberação ocorra em 60 dias, no máximo.

A reunião da Camex também avaliou as últimas medidas adotadas para aperfeiçoar o combate a práticas ilegais do comércio exterior. Entre elas, a investigação que a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) abriu para averiguar a legalidade na importação de cobertores de fibra sintética provenientes do Paraguai e do Uruguai, mas produzidos na China.

Edição: João Carlos Rodrigues