Após pneumonia, Dilma diz que está em fase final de recuperação

17/05/2011 - 13h30

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (17) que está “na reta final” de recuperação, após uma pneumonia. “Já não tenho mais a doença. Agora tenho de me recuperar”, disse, ao falar brevemente com jornalistas enquanto esperava o primeiro-ministro da Suécia, Fredrik Reinfeldt.

Ao ser perguntada sobre a "saúde política" do chefe da Casa Civil, Antonio Palocci após a publicação de matéria referente ao crescimento do patrimônio dele nos últimos quatro anos, a presidenta respondeu que o ministro está em bom estado de saúde. "Nós todos estamos bem saudáveis”, disse ao se referir também à situação do governo.

Ontem (16), a Comissão de Ética Pública da Presidência da República decidiu que não irá analisar o crescimento do patrimônio de Palocci. De acordo com o presidente da Comissão, Sepúlveda Pertence, a função do órgão é verificar a variação patrimonial dos ministros enquanto ocupam o cargo, e não o que foi adquirido antes.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse ontem também que, com a posição da Comissão, o governo dá o caso por encerrado.

O primeiro-ministro da Suécia tem uma reunião privada com a presidenta Dilma. O objetivo da visita é intensificar as parcerias nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, além de cooperação nos setores de educação e biocombustíveis. Em 2010, o comércio entre Brasil e Suécia registrou mais de US$ 2 bilhões. Nos três primeiros meses de 2011, as exportações do Brasil para a Suécia cresceram 21%, e as importações tiveram aumento de 30,7%, em comparação ao mesmo período de 2010. A Suécia é o 19º maior investidor no Brasil.

Edição: Talita Cavalcante