Tribunal Penal Internacional recebe hoje denúncias contra mais três pessoas ligadas a Khadafi

16/05/2011 - 7h59

Da Agência Lusa

Brasília - O procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), Luis Moreno-Ocampo, pedirá hoje (16) aos juízes que compõem o órgão a emissão de mandados de prisão de três pessoas ligadas ao presidente da Líbia, Muammar Khadafi. Moreno-Ocampo disse que elas são suspeitas de crimes contra a humanidade cometidos na Líbia.  

Segundo ele, os juízes podem decidir aceitar,  rejeitar ou pedir ao gabinete (do procurador) informações suplementares sobre o pedido.

De acordo com Moreno-Ocampo, as pessoas são suspeitas de crimes desde 15 de fevereiro, quando se agravaram os confrontos entre as forças leais a Khadafi e manifestantes em várias cidades líbias. Porém, não foram divulgados os nomes dos três suspeitos.

No último dia 3, Moreno-Ocampo anunciou a abertura de investigação contra Khadafi e mais sete pessoas ligadas a ele – incluindo três de seus filhos. Segundo o procurador, todos são acusados de crimes contra a humanidade.

A Líbia é alvo de uma série de sanções econômicas, comerciais e financeiras impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.