Quitação de dívidas no comércio carioca cresceu mais de 4% em abril

12/05/2011 - 20h42

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A quitação de dívidas no comércio lojista do Rio de Janeiro cresceu 4,6% em abril, em comparação a igual mês do ano passado, de acordo com o Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio). Esse é o quarto mês consecutivo de aumento do montante de dívidas quitadas, confirmando a tendência de busca pela regularização das contas em atraso pelos consumidores.

Em contrapartida, a inadimplência subiu 0,7%. O dado, porém, não assusta o empresariado. Para o presidente do CDL-Rio, Aldo Gonçalves, “foi um aumento quase residual”, mas o que importa “é que as dívidas quitadas foram superiores e as consultas também cresceram”.

Aldo Gonçalves afirmou que o comércio lojista do Rio está indo bem, consequência da boa situação macroeconômica do país e, em especial, do Rio de Janeiro, com a perspectiva dos grandes eventos esportivos que a cidade vai receber a partir de julho deste ano, como os Jogos Mundiais Militares, e depois, a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Os números acumulados no primeiro quadrimestre revelam, na comparação com os quatro primeiros meses de 2010, alta da inadimplência (0,3%), do volume de dívidas quitadas (7,9) e do número de consultas ao serviço de proteção ao crédito (11,3%). Na comparação com março de 2011, a inadimplência evoluiu 6,1% e as dívidas quitadas 1,6%.

Edição: Vinicius Doria