Otimismo do empresário carioca com a economia já não é tão elevado

12/05/2011 - 21h12

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Índice de Confiança do Empresário Industrial Fluminense (Icei-RJ) do primeiro trimestre, divulgado hoje (12) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), ficou em 60,6 pontos, mantendo o nível de confiança observado nas edições anteriores. O Icei-RJ reflete a avaliação dos empresários quanto as condições atuais e as perspectivas para os próximos seis meses da situação econômica do país, do estado do Rio e da própria empresa.

Considerando a situação atual da economia, as expectativas apresentaram redução, de 54,1 pontos em janeiro para 50,8 pontos em abril, abaixo da média histórica de 51,4 pontos.

O gerente da Divisão de Estudos Econômicos da Firjan, Guilherme Mercês, disse à Agência Brasil que a avaliação levou em conta “o quadro de inflação crescente, a consequente elevação da taxa de juros básicos [Selic] e a persistente apreciação cambial nos últimos meses". Ele lembrou que o dólar "segue bastante depreciado e, com isso, as empresas têm dificuldades nas exportações”.

A redução das expectativas otimistas começou em abril do ano passado, quando o Banco Central iniciou o ciclo de aperto monetário. “Os empresários começaram a sentir a deterioração do quadro das condições momentâneas da economia, a despeito de ainda manterem um quadro prospectivo, ou seja, olhando para a frente, com bastante otimismo”, observou.

Apesar disso, o empresariado manteve o otimismo em relação às expectativas para os próximos seis meses. “Eles confiam na credibilidade conquistada pelo Banco Central nos últimos anos na reversão do quadro inflacionário e, também, acreditam que os investimentos e as perspectivas para o estado do Rio de Janeiro continuarão impulsionando a demanda pelos seus produtos “.

Segundo o economista, a demanda interna aquecida reforça as expectativas positivas dos empresários fluminenses para o próximo semestre. O índice apurado foi de 65,4 pontos, mostrando estabilidade em comparação com os resultados anteriores, registrados a partir de julho de 2010, na faixa de 66 pontos.

Guilherme Mercês observou que a manutenção das expectativas positivas vai depender das medidas adotadas pelo governo na área cambial e para conter o avanço da inflação. O Icei-RJ se mantém acima da média histórica há oito meses, informou a Firjan.

Edição: Vinicius Doria