Estudantes chilenos saem às ruas para exigir reestruturação do sistema educacional

12/05/2011 - 18h28

 

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Cerca de 15 mil estudantes universitários e do ensino médio saíram às ruas hoje (12) em Santiago, Valparaizo e Concepción, três das principais cidades do Chile para protestar contra a qualidade do ensino oferecido no país. Os manifestantes reivindicam mais investimentos em educação e garantias de acesso dos pobres ao ensino. No Chile, o ensino superior é privado, não há universidades públicas.

Não há informações de violência nem de confrontos entre os manifestantes e as forças policiais do governo do presidente chileno, Sebastián Piñera. As informações são da rede estatal de televisão do Chile, TVN, e da multiestatal de televisão, Telesur, cuja sede está localizada em Caracas, na Venezuela.

A previsão é que as manifestações, que começaram no final desta manhã, durem o dia inteiro. Os estudantes exigem ainda a reestruturação do sistema educacional no país. O maior protesto ocorre na Plaza Italia, em Santiago.

O ministro da Educação, Joaquin Lavim, disse que está aberto ao diálogo com os estudantes. Os líderes do movimento afirmaram que há adesão de professores.

Edição: Lana Cristina