Contag apresenta reivindicações sobre habitação rural, implantação de cisternas e irrigação

12/05/2011 - 17h54

Da Agência Brasil

Brasília – Representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) pediram hoje (12) à ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, empenho na aplicação de mais recursos no Programa Nacional de Habitação Rural, no Programa de Aquisição de Alimentos, a implementação de cisternas e sistemas de irrigação em regiões produtivas onde ocorre a seca e uma melhor fiscalização do Bolsa Escola.

De acordo com o secretário de Política Agrícola da Contag, Antoninho Rovaris, a entidade propôs que o Programa Nacional Habitação Rural, do Ministério das Cidades, e o projeto de construção de cisternas, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), trabalhem em conjunto para que, quando o agricultor receba sua casa, ela já venha com as cisternas. “Há um problema de implementação do programa de habitação rural, por causa da falta de água, principalmente na região semiárida do Brasil”, disse Rovaris.

Para o secretário de Política Agrícola da Contag, também é preciso uma ação forte do governo para capacitar as entidades que lidam com o programa habitacional para que haja maior abrangência da ação.

Segundo Rovaris, Tereza Campello não apresentou soluções definitivas aos problemas apresentados, mas lembrou que a Contag terá uma reunião com a presidenta Dilma Rousseff na quarta-feira da próxima semana (18). “Só obtivemos como resposta que o governo está fazendo esforço para trabalhar na nossa pauta, mas a reunião foi produtiva para tirar dúvidas sobre vários assuntos como combate à pobreza extrema e outros”, afirmou.

Edição: Lana Cristina