Imperadores do Japão visitam região atingida por acidente nuclear

11/05/2011 - 15h54

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O casal imperial do Japão, Akihito e Michiko, visitou hoje (11) a província de Fukushima, no Nordeste do país, onde está localizada a usina nuclear atingida pelo terremoto e tsunami de 11 de março, que provocaram explosões e vazamento de radiação. Os imperadores foram levar uma mensagem de apoio para os moradores que foram obrigados a deixar as casas e ir para abrigos públicos.

Cerca de 600 pessoas estão vivendo em um ginásio da cidade, desde que a área ao redor da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi foi evacuada, devido ao risco de contaminação nuclear. Durante a visita, Akihito e Michiko se ajoelharam para conversar com os desalojados.

Em uma das conversas, a mãe de duas crianças contou ao imperador que enfrenta dificuldades para viver no abrigo porque os filhos são muito pequenos. Em outro diálogo, a imperatriz disse a um homem que, em breve, a situação da usina estará sob controle total.

Akihito e Michiko visitaram também a região costeira, onde muitas casas foram destruídas pelo terremoto e, principalmente, pelo tsunami que o sucedeu. Demonstrando perplexidade com o que estavam vendo, o casal imperial se curvou em silêncio na direção das casas.

Ontem (10), passados dois meses do terremoto, cerca de 500 estudantes de uma escola secundária se uniram aos desalojados do Nordeste do país e, juntos, fizeram orações e um minuto de silêncio. Alguns seguraram velas no pátio da escola que, de frente para o mar, também foi atingida pelas ondas gigantes.

Em Kita-Ibaraki, província de Ibaraki, os bombeiros também fizeram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas. Cerca de 25 mil pessoas morreram ou desapareceram na catástrofe.

Edição: Vinicius Doria