DF é primeiro local no país a ter helicóptero para antecipar diagnóstico de doenças cardíacas

11/05/2011 - 16h04

Da Agência Brasil

Brasília – O Distrito Federal (DF) é o primeiro local do país a ter um helicóptero equipado para enviar, por celular, a medição cardíaca do paciente e, assim, receber um diagnóstico antes da chegada ao hospital. O novo serviço faz parte do Projeto Tele-Eletrocardiografia Digital, uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Hospital do Coração de São Paulo (HCor).

Um helicóptero do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal está equipado com um pequeno aparelho capaz de transmitir o eletrocardiograma do paciente, pela internet, para a Central de Telemedicina do HCor. O diagnóstico sai em até cinco minutos e permite que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível.

As ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) contam com essa tecnologia desde 2009. A Central de Telemedicina do HCor dispõe de 16 médicos para a análise dos eletrocardiogramas enviados pelas equipes do Samu. O trabalho é realizado 24 horas por dia e em tempo real.

“Com o serviço é possível um tratamento imediato, diminuindo o risco de infarto, e, consequentemente, aumentando as chances de sobrevivência”, destacou a médica Vilany Mendes, major do Corpo de Bombeiros do DF.

O coordenador de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Paulo de Tarso, disse que a meta é implantar esse tipo de serviço em todo o país até o fim do ano. “Esse serviço está interferindo diretamente nos indicadores de mortalidade pelas causas cardiovasculares no Brasil”, afirmou. Serão investidos no projeto R$ 6,9 milhões até 2012.

Edição: Juliana Andrade