Presidente afegão diz que ataques a Kandahar foram vingança pela morte de Bin Laden

07/05/2011 - 18h36

Da BBC Brasil

Brasília - A série de ataques de hoje (7) a Kandahar, Sul do Afeganistão, foi uma vingança dos extremistas pela morte do líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden, afirmou o presidente afegão, Hamid Karzai, em comunicado.

“A Al Qaeda e os seus elementos terroristas, que sofreram uma pesada derrota com a eliminação de Osama Bin Laden em território paquistanês, tentaram esconder essa derrota matando civis em Kandahar, exercendo a sua vingança sobre o povo inocente do Afeganistão”, diz o comunicado divulgado pela presidência.

Um porta-voz dos talibãs, Yusuf Ahmadi, afirmou que os ataques foram planejados há cerca de três semanas e enquadram-se na ofensiva anual da primavera anunciada na semana passada, sem os relacionar à morte de Bin Laden.

Duas pessoas morreram e 29 ficaram feridas na série de ataques que visou vários edifícios governamentais em Kandahar, segundo um balanço do governador daquela cidade, Tooryalai Wesa. Segundo ele, foram quatro atentados à bomba e seis atentados suicidas.

Bin Laden foi morto na última segunda-feira na residência onde estava escondido em Abbottabad, nos arredores de Islamabad, numa operação de forças especiais norte-americanas.

A possibilidade de vingança em virtude da morte do líder da Al Qaeda também foi abordada hoje pelo ministro dos Negócios Estrangeiros do Iraque, Hoshyar Zebari, dada a forte presença da rede terrorista no país. “A Al Qaeda continua presente no Iraque e continua suas operações no país. Uma vingança pela morte de Bin Laden é provável”, disse o ministro.