Mostras promovem arte contemporânea dos países de língua portuguesa em São Paulo

07/05/2011 - 15h47

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Para divulgar a produção cultural contemporânea dos países que falam português em todo o mundo, a Fundação Memorial da América Latina inaugura este mês duas mostras sobre a arte lusófona em São Paulo.

A primeira delas, Encontro da Imagem com a Palavra, será na Biblioteca Latino-Americana Victor Civita, no Memorial da América Latina. “Nesse caso, quisemos provocar artistas com textos de autores contemporâneos de língua portuguesa”, disse a curadora da mostra, Ângela Barbour, em entrevista à Agência Brasil.

Para essa mostra, a equipe da biblioteca fez uma curadoria literária, selecionando autores dos oito países de língua portuguesa. A proposta de leitura dessas obras foi passada para 26 artistas, que vão então trabalhar com obras sobre papel inspiradas na leitura desses autores.

A segunda mostra, chamada de Arte Lusófona Contemporânea, contará com obras de artistas plásticos contemporâneos. Serão expostos pinturas, fotografias, vídeo-instalações, gravuras e desenhos, além de outros trabalhos. A curadoria dessa mostra é de Ângela Barbour e Nicholas Petrus.

“A questão do trabalho e da luta está muito presente na exposição como um todo”, ressaltou Ângela, explicando que a mostra não tem uma identidade única, mas muitos dos trabalhos presentes na exposição abordam a luta pela independência mais recente em países como o Timor Leste e Guiné Bissau.

Além do Brasil, também falam português Angola, Moçambique, Timor Leste, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Portugal.

De acordo com a fundação, a mostra também compreende artistas de territórios que foram colonizados por portugueses, como Macau, na China, e Goa, na Índia. “Nossa missão, no Memorial, é integrar os países da América Latina por meio da difusão da cultura e da arte. O Brasil é latino-americano, mas somos o único país de língua portuguesa. Se não promovermos os artistas de língua portuguesa, nossos irmãos hispânicos não vão conhecê-los”, disse a curadora, Ângela Barbour.

A mostra Encontro da Imagem com a Palavra abre no dia 9 de maio, às 19 horas, na Biblioteca Victor Civita, com um bate-papo com artistas e curadores. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e no sábado, das 9h às 15h.

Já a exposição Arte Lusófona Contemporânea será aberta no dia 26 de maio, também às 19h, com um bate-papo e performances de artistas. Essa mostra poderá ser visitada na Galeria Marta Traba do Memorial da América Latina, que funciona de terça a domingo, das 9h às 18h. A entrada é gratuita.

O Memorial da América Latina fica localizado na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, na capital paulista. Mais informações podem ser obtidas pelo site http://www.memorial.sp.gov.br.

 

Edição: Lílian Beraldo