Marco Aurélio Garcia vai receber ativista iraniana

05/05/2011 - 12h57

Gilberto Costa
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O assessor para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, vai receber na tarde de hoje (5), no Palácio do Planalto, a ativista Mina Ahadi, porta-voz oficial do Comitê Internacional contra o Apedrejamento de Mulheres.

A ativista, que veio ao Brasil para participar do 2º Fórum Democracia & Liberdade, realizado na última terça-feira (3), pelo Instituto Millenium, em São Paulo, quer que o governo brasileiro critique abertamente o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, pela pena de execução por apedrejamento, prática adotada pelo regime islâmico há 30 anos.

Atualmente, cerca de 25 pessoas (a maioria mulheres) podem ser executadas por meio de apedrejamento no Irã. O caso mais conhecido é o de Sakineh Mohammadi Ashtiani, iraniana acusada de adultério e participação na morte do marido.

Mina Ahadi também será recebida pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, Paulo Paim (PT-RS). A expectativa inicial da iraniana era ter uma audiência com a presidenta Dilma Rousseff. Pela manhã, Ahadi se reuniu com a ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário.

 

Edição: Lílian Beraldo