Franceses têm dúvidas sobre possibilidade de identificar corpos do AF 447

05/05/2011 - 19h05

Da BBC Brasil

Brasília - Os investigadores franceses tentarão resgatar todos os corpos das vítimas do voo AF 447 da Air France que forem localizados, mas não sabem ainda se será possível identificá-los, disse à BBC Brasil o coronel François Daust, diretor do Instituto de Pesquisas Criminais da Polícia Militar francesa.

Segundo ele, podem existir dificuldades técnicas para extrair o material genético dos ossos das vítimas do voo da Air France, que caiu no Atlântico em 2009 e matou 228 pessoas.

“Os corpos estão há quase dois anos submersos a 3,9 mil metros de profundidade. Faremos testes para tentar extrair o DNA dos ossos, mas não sabemos se isso será possível e quais resultados vamos obter”, explica o militar.

“Preferimos manter muita prudência em relação à identificação das vítimas porque há muitos elementos desconhecidos”, diz Daust.

Nesta quinta-feira (5), a Polícia Militar francesa anunciou o resgate do primeiro corpo içado dos destroços do avião, que estava preso no assento do avião.

O comunicado da polícia militar francesa informa ainda que foi realizada uma coleta de material dos restos mortais dessa vítima “para determinar a possibilidade de uma identificação por meio de testes de DNA”, diz o texto.

Essa coleta será enviada a um laboratório francês na próxima semana para exames de DNA.