México liberta 16 imigrantes mantidos sob poder de cartéis

04/05/2011 - 14h50

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Polícia Federal do México libertou hoje (4) 16 pessoas que estavam sob poder de sequestradores na cidade de Reynosa, em Tamaulipas, na fronteira com os Estados Unidos. De abril até agora, os policiais conseguiram libertar 135 pessoas apenas na área de Tamaulipas. A região é considerada uma das perigosas do país em decorrência da ação de cartéis que atuam na área, principalmente o Los Zetas e El Golfo.

As informações são da agência pública de notícias do México, Notimex. As vítimas estavam confinadas em uma casa que era mantida sob vigilância constante. No grupo havia cidadãos de El Salvador, da Guatemala e Honduras, além de dois adolescentes. Todos reclamaram que tiveram os documentos retidos pelos sequestradores.

O México é usado como rota por imigrantes que tentam chegar aos Estados Unidos. Porém, as autoridades mexicanas se preocupam com as ações dos cartéis que atuam no tráfico dessas pessoas, retendo documentos, cobrando propina e fazendo promessas infundadas.

A operação concluída hoje envolveu duas etapas – em 19 e 25 de abril. Nessas fases, foram resgatadas 119 pessoas que confessaram ter o objetivo de chegar aos Estados Unidos. Um norte-americano e 13 mexicanos foram detidos para investigações. Com eles havia armas e veículos roubados, além de vários documentos.

Dos 32 estados do México, 17 são considerados de risco elevado para imigrantes. Os cartéis atuam, segundo investigações, com o apoio de autoridades locais, como polícias e até políticos. No ano passado, 72 imigrantes foram mortos, na região de Tamaulipas, entre eles quatro brasileiros. O crime foi atribuído ao cartel Los Zetas.

Edição: Talita Cavalcante