Khadafi, Mubarak e Ben Ali têm bens congelados na Suíça

03/05/2011 - 8h39

Da Agência Lusa

Brasília - O Departamento Federal dos Negócios Estrangeiros da Suíça anunciou hoje (3) o congelamento dos depósitos bancários do presidente da Líbia, Muammar Khadafi, e dos ex-presidentes do Egito Hosni Mubarak e da Tunísia Zine Al Abidine Ben Ali, entre outros líderes de países do Norte da África e do Oriente Médio. No total, foram congelados cerca de 646 milhões de euros.

Segundo os dados oficiais do governo suíço, a maior parte dos fundos congelados pertence a Hosni Mubarak - 320 milhões de euros. O anúncio sobre o bloqueio dos bens foi feito pela presidente da Federação dos Bancos da Suíça, Micheline Calmy-Rey, durante visita à Tunísia. Em relação a Khadafi, foram bloqueados 280 milhões de euros.

A ordem ocorre cerca de uma semana depois que a Organização das Nações Unidas (ONU) intensificou o pacote de sanções à Líbia, na tentativa de pressionar Khadafi a abrir mão do poder. Desde o começo do ano, o país está submerso em uma crise agravada pelos ataques da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Sobre Ben Ali, o bloqueio envolve  46 milhões de euros. No entanto, as próprias autoridades suíças reconhecem que há muitas especulações envolvendo os montantes de recursos referentes aos líderes africanos e do Oriente Médio.

De acordo com dados do banco nacional suíço, os bens globais tunisianos atingiram, em 2009, 483 milhões de euros.