Senadores vistoriam local que sediará Conferência Rio+20 daqui a um ano

02/05/2011 - 18h45

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A pouco mais de um ano da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, as obras para as instalações do evento foram vistoriadas hoje (2) pelos senadores da Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Conferência Rio+20 e do Regime Internacional de Mudanças Climáticas.

A Rio+20 está marcada para junho do próximo ano e se realiza 20 anos depois da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92), com o objetivo de renovar o engajamento dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável do planeta.

O senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL), presidente do Brasil à época da Rio 92 e integrante da subcomissão, foi um dos que estiveram no Porto do Rio, onde será sediada a conferência, e no Centro de Operações da prefeitura, para a vistoria.

O presidente da subcomissão, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), explicou que o objetivo da visita foi verificar se está sendo implantado um modelo sustentável nas obras. “Acho que todos os senadores estão saindo daqui muito tranquilos, pois as instalações para o evento parecem estar indo muito bem, assim como a sala de operações, que terá um papel importante”.

Buarque ressaltou que a infraestrutura é apenas dos motivos de preocupação da subcomissão. “Outro aspecto é o envolvimento mais firme da presidenta Dilma Rousseff para atrair os dirigentes do mundo, além dos temas que vão ser tratados no encontro. E temos mais duas outras subcomissões preocupadas com o assunto”.

Na visita, estavam ainda os senadores Francisco Dornelles (PP-RJ), Lindbergh Farias (PT-RJ), Luiz Henrique (PMDB-SC) e Marcelo Crivella (PRB-RJ).

Buarque disse que a subcomissão promoverá debates na cidade do Rio para mobilizar a opinião do estado. “Pois embora seja muito importante saber quem fará mais gol na Copa ou quem vai saltar mais alto nas Olimpíadas de 2016, o mais importante é saber quantos de nós sobreviverá no futuro, dependendo das medidas que serão tomadas nesta reunião da Rio+20”.

Amanhã (3), a Subcomissão de Acompanhamento da Rio+20 do Senado se reúne para discutir sobre o ciclo de audiências que promoverá para debater assuntos como desenvolvimento sustentável, padrões de consumo, energia, biodiversidade, saneamento, cidades e pobreza.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), estão sendo esperados para a Rio+20 cerca de 150 chefes de Estado ou de governo e cerca de 50 mil delegados. Os temas principais do evento são A Economia Verde no Contexto do Desenvolvimento Sustentável e A Moldura Institucional para o Desenvolvimento Sustentável.

Edição: Lana Cristina