Irã apela para que comunidade internacional não use morte de Bin Laden para justificar ações militares

02/05/2011 - 14h40

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil
 

Brasília – O governo do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, apelou hoje (2) para que a morte do líder e fundador da rede Al Qaeda, Osama Bin Laden, não seja uma desculpa para manter as operações militares em áreas consideradas do “eixo do mal”, como definiu o ex-presidente norte-americano George W. Bush. A expressão foi utilizada por ele para se referir aos países que supostamente mantém programas nucleares irregulares.

As informações são da agência estatal de notícias do Irã, a Irna. O porta-voz do Ministério do Exterior, Ramin Mehmanparast, afirmou hoje que há um temor de que a morte de Bin Laden seja usada para justificar o combate ao terrorismo. Segundo ele, o ideal é buscar o fim da violência e dos ataques a inocentes.

"A República Islâmica do Irã apela para que os países não usem como desculpa para escalada militar na região o combate ao terrorismo", disse Mehmanparast. "Esperamos que o evento ponha fim à guerra, ao derramamento de sangue e às mortes de pessoas inocentes, levando ao restabelecimento da paz e tranquilidade para a região".

De acordo com o porta-voz, o governo do Irã condena “qualquer tipo de ato terrorista”. “A República Islâmica do Irã condena os atos terroristas de qualquer espécie”, disse. “Em qualquer parte do mundo.”

Ontem (1º) o presidente norte-americano, Barack Obama, em um pronunciamento exibido ao vivo pela televisão às 23h35 em Washington (0h35 de segunda-feira no Brasil), confirmou a morte de Bin Laden, perto da cidade de Islamabad, no Paquistão.

 

Edição: Lílian Beraldo