Itaipu vai sediar curso de pós-graduação sobre integração energética na América Latina

30/04/2011 - 13h05

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Em parceria com a Usina Hidrelétrica de Itaipu, o Grupo de Estudos do Setor Elétrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Gesel/UFRJ) vai implantar um curso de pós-graduação sobre a integração energética na América Latina.

“Não há melhor lugar no Brasil para realizar esse curso do que em Itaipu, que é um exemplo concreto e objetivo de sucesso de integração energética”, disse o coordenador do Gesel, professor Nivalde de Castro.

Em Foz do Iguaçu, onde fica a usina, iniciou suas atividades acadêmicas, no segundo semestre de 2010, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), que participará da iniciativa cedendo espaço físico e sua estrutura acadêmica. A Unila tem um corpo docente integrado por professores brasileiros e de outros países da América Latina.

“A ideia é desenvolver um curso de especialização, pós-graduação e trazer alunos de vários países da América Latina para ficar aqui em tempo integral, de aproximadamente quatro meses”, explicou Castro.

O início do curso está previsto para março de 2012. O Gesel deverá ter um laboratório de pesquisas na Unila, para aulas complementares. Os alunos farão estágio em Itaipu. O curso será destinado a alunos já graduados nas áreas de engenharia, economia e administração, oriundos dos países envolvidos com a integração energética: Brasil, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Bolívia e Peru e os da América Central.

Na última sexta-feira ( 29), representantes do Gesel, da Eletrobras e da Unila se reuniram para discutir os detalhes para a implantação do curso.

Edição: Lana Cristina