Daniella Jinkings
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A Campanha Nacional da Acessibilidade da Secretaria Nacional de Direitos Humanos vai fazer uma ação de conscientização amanhã (1º), durante a decisão do segundo turno do Campeonato Carioca. No intervalo da partida entre Flamengo e Vasco, crianças, adolescentes e pessoas com deficiência vão estender no gramado do Estádio do Engenhão o chamado bandeirão da acessibilidade.
De acordo com a secretaria, o objetivo da ação é conscientizar o público sobre a importância de eliminar as barreiras que impedem as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida de participar efetivamente da vida em sociedade.
A Campanha Nacional da Acessibilidade – Siga Essa Ideia!, coordenada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, busca a sensibilização e a mobilização da sociedade para a eliminação das barreiras culturais, de informação, arquitetônicas e outras que impedem a participação das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida da vida em sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
Lançada em em 2006 durante a 1ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a campanha conta hoje com o apoio de mais de 300 entidades. Este ano, as ações serão focadas na preparação das 12 cidades-sede para a Copa do Mundo de 2016.
Edição: Graça Adjuto