Por causa da violência, centenas de pessoas fogem da Síria para o Líbano

28/04/2011 - 16h11

Da BBC Brasil

Brasília – Autoridades de segurança libanesas afirmaram que centenas de pessoas cruzaram a fronteira entre a Síria e o Líbano hoje (28), fugindo da violência em território sírio que, há semanas, é palco de confrontos entre manifestantes e forças do presidente Bashar Al-Assad.

Segundo os relatos, as pessoas que entraram no Norte do Líbano, na maioria mulheres e crianças, estavam fugindo de tiroteios na cidade síria de Tell Kalakh, perto da fronteira. A agência estatal de notícias síria disse que um “um grupo armado terrorista” atacou a polícia nas proximidades da cidade, matando duas pessoas e ferindo cinco.

Também hoje, testemunhas disseram ter ouvido mais disparos na cidade de Deraa, no Sul da Síria, principal palco dos protestos de oposicionistas e que foi tomada por tanques e soldados do Exército na última segunda-feira (25), em uma tentativa do governo de controlar as manifestações.

Há relatos de mais protestos e confrontos em outras partes do país, como em cidades ao norte da capital, Damasco, enquanto os manifestantes se preparam para promover mais um "dia de fúria" amanhã (29). Na jornada de protestos, os manifestantes pretendem dar apoio aos insurgentes de Deraa e pedir a saída de Assad, que está há 11 anos no poder.

Ativistas em favor dos direitos humanos estimam que cerca de 500 pessoas já foram mortas na Síria devido à repressão do governo à onda de manifestações. Este número não pode ser confirmado de maneira independente, já que jornalistas estrangeiros são proibidos de entrar no país.