De olho nos megaeventos esportivos, Cabral quer autorização para o Rio contrair mais dívidas

28/04/2011 - 16h38

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, disse que o governo fluminense poderá lançar bônus para financiar investimentos ligados à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016. Afirmou que, para isso, não é necesssário mudar a Lei de Responsabilidade Fiscal . “É uma questão de interpretação do Tesouro Nacional”.

Segundo Cabral, é correto o Tesouro ter restringido o lançamernto de títulos dos estados e municípios. Advertiu, porém , que as unidades que alcançaram grau de investimento pelas agências de avaliação de risco deveriam ter tratamento excepcional para ampliar a capacidade de contrair dívidas. É o caso dos estados do Rio e de São Paulo e da cidade do Rio de Janeiro.

Cabral estimou que, a partir do momento que o Tesouro autorizar o lançamento de US$ 1 bilhão em bônus pelo governo fluminense, é possível captar esse dinheiro em apenas uma semana, com respaldo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Está na hora de o Tesouro brasileiro rever [os limites de endividamento] para os estados e municípios que tenham investment grade [grau de investimento]."

O governador fluminense participou hoje (28) da abertura do Fórum Econômico Mundial da América Latina, no Rio de Janeiro.

Edição: Vinicius Doria