Seminário discute como Brasil e Espanha podem aprofundar cooperação nas áreas educacional e científica

26/04/2011 - 16h13

Da Agência Brasil

Brasília – As relações políticas, econômicas, culturais e nas áreas científica e educacional entre o Brasil e a Espanha são temas em discussão, hoje (26), em seminário promovido em Brasília.

De acordo com o diretor da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), Pablo Gentili, o evento pretende contribuir para aprofundar as discussões sobre os interesses dos dois países. “Nossa finalidade é consolidar os vínculos de cooperação existentes, melhorando as relações entre o Brasil e a Espanha”, disse.

Segundo Gentili, será editado um livro com o conteúdo dos debates, de modo que a obra possa ser uma referência sobre as relações bilaterais dos dois países.

O subsecretário-Geral de Cooperação, Cultura e Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores, Hadil Vianna, observou que o Brasil tem uma diversidade enorme de etnias, além de uma cultura "belíssima" que pode ser compartilhada com diferentes países. “Tanto a Espanha quanto o Brasil têm como prioridade a educação e, com isso, a melhor maneira é o incentivo ao intercâmbio acadêmico. Junto com a Espanha, estamos buscando inovação, cooperação e desenvolvimento internacional na educação e na tecnologia.”

Segundo o embaixador da Espanha no Brasil, Carlos Alonso Zaldivar, a relação entre os dois países é boa e direta. “A relação entre ambos os países é gratificante, temos o diálogo político muito amplo, que se projeta regularmente e inclui temas globais e importantes para ambos”, disse.

O evento continua até amanhã (27), no auditório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). São responsáveis pelo seminário a Fundação Carolina (que atua promovendo as relações culturais e cooperação educativa e científica entre a Espanha e os países da comunidade ibero-americana com outros países que tenham vínculos históricos, culturais ou geográficos com as nações que representa) e a Flacso (organismo internacional, intergovernamental e autônomo, fundado por países latino-americanos).

Edição: Lana Cristina