No Rio, prefeitura espera vacinar mais de 800 mil pessoas contra a gripe

25/04/2011 - 6h51

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A prefeitura do Rio de Janeiro promove, a partir de hoje (25), a campanha de vacinação contra a gripe na capital. Neste ano, além do público tradicional, que é composto por idosos e pela população indígena, estarão incluídas as gestantes e as crianças entre seis e 23 meses. A vacina imunizará também contra o vírus da influenza A (H1N1) – gripe suína.

A campanha ocorrerá até o dia 14 de maio em 200 postos de saúde. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde e da Defesa Civil do Rio é imunizar mais de 800 mil pessoas.

De acordo com a gerente de Imunização da Secretaria de Saúde do município, Cristina Lemos, uma das responsáveis pela organização da campanha, é necessário que a população entenda que deve se vacinar no prazo devido.

"A gente precisa vacinar a população em um período que anteceda o inverno e que dê tempo de o organismo realizar o processo da vacina e produzir seus anticorpos. Não podemos ficar fazendo a vacinação por muito tempo porque, senão, começa a circulação do vírus e a chegada do inverno, e as pessoas não estarão adequadamente protegidas”, afirmou.

Os que foram vacinados nos anos anteriores devem levar o comprovante de vacinação. Caso não tenham o documento, basta apresentar a carteira de identidade.

Em caso de dúvidas sobre o calendário e os locais de vacinação, a prefeitura disponibilizará uma Central de Atendimento, no telefone 1746. A lista também estará no site da Secretaria de Saúde, no endereço www.rio.rj.gov.br/smsdc.

Edição: Graça Adjuto