Em São Paulo, secretaria usa pela primeira vez vacinas produzidas pelo Instituto Butantan

25/04/2011 - 7h06

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - A partir de hoje (25), a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo começa a vacinação contra gripe utilizando, pela primeira vez, vacinas produzidas pelo Instituto Butantan. A meta é imunizar 5,5 milhões de pessoas, que equivalem a  80% da população-alvo - 6,8 milhões de pessoas.

Além de idosos com  60 anos ou mais, serão aplicadas doses do medicamento em  gestantes, crianças na faixa de seis a 23 meses, indígenas e profissionais de saúde. Desde 1999, a campanha era dirigida a idosos e profissionais da saúde.

Durante a campanha, que se estenderá até o dia 13 de maio, a população irá receber tanto os medicamentos de prevenção da gripe comum quanto da gripe influenza A (H1N1) - gripe suína, subtipo que se espalhou pelo mundo na pandemia de 2009. No ano passado, as campanhas contra essas doenças ocorreram em datas diferentes.

Em nota, a diretora de Imunização da Secretaria de Saúde , Helena Sato, alertou sobre a importância do comparecimento aos postos de vacinação da população incluída nessa campanha. “A vacina, de maneira nenhuma, causa gripe e é fundamental para evitar complicações respiratórias decorrentes da gripe, como pneumonias”.

Edição: Graça Adjuto