Aumenta o número de mortes provocadas pela chuva no Rio Grande do Sul

23/04/2011 - 19h11

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O temporal que atinge o Rio Grande do Sul neste feriado prolongado deixou pelo menos dez mortos. Hoje (23) à tarde, os corpos de dois meninos, de 9 e 12 anos, foram encontrados nos escombros de casas soterradas após um deslizamento na cidade de Igrejinha, localizada a 82 quilômetros de Porto Alegre. De acordo com a Defesa Civil, o menino de 9 anos é filho de um casal que acabou morrendo no local. O garoto de 12 anos é filho de um casal que foi retirado com vida dos escombros.

No total, cinco pessoas morreram no episódio e duas ainda estão desaparecidas. As outras mortes registradas no estado ocorreram em Fazenda Vilanova, onde um galpão caiu e atingiu um agricultor; em Sapucaia do Sul, onde um homem morreu eletrocutado após ter contato com fios de alta tensão; e em Novo Hamburgo, onde três crianças morreram soterradas.

De acordo com o major Ari Ferreira, coordenador da Defesa Civil gaúcha, há sete municípios em estado de alerta. Em Taquari já foi decretada a situação de emergência. As cidades de Santa Cruz, Paverama, Piratini, Pareci Novo, Igrejinha e Cacequi já enviaram notificações de emergência que estão sob análise. “Outros municípios que foram afetados não encaminharam nenhum documento pedindo o estado de emergência, e aí não podemos noticiar”, disse Ferreira.

A Defesa Civil informa que cerca de 31.600 pessoas foram afetadas, mas não há informações sobre desabrigados e desalojados. Também não há risco conhecido de novos deslizamentos. “Em alguns municípios ainda está chovendo, mas a quantidade já diminuiu bastante. A expectativa é que amanhã faça tempo seco e frio no estado”, destacou Ferreira. Ele também afirma que a estimativa de gastos e do tempo necessário para a recuperação dos locais afetados só poderá ser feita após um levantamento mais detalhado da situação.

A chuva no estado também resultou na interrupção do fornecimento de energia em alguns municípios gaúchos.

Edição: Juliana Andrade